Educação

UFPel terá Doutorado em História em 2019

Curso terá três linhas de pesquisa, associadas ao Estado, Trajetórias e Imagens; ideia é contar com estudantes estrangeiros

Já no primeiro semestre de 2019, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terá em funcionamento o curso de Doutorado em História, recentemente aprovado pela Capes. O curso mantém a área de concentração do Mestrado, que é Fronteiras e Identidades, mas as linhas de pesquisa foram refinadas. Provavelmente serão 15 vagas. As inscrições ao processo seletivo devem ocorrer em janeiro ou fevereiro.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Edgar Gandra, uma das metas para o novo nível é ter a participação de alunos estrangeiros. Quinze dos 18 professores do Programa estão aptos a lecionar no Doutorado. O Mestrado existe desde 2009 e teve sua primeira turma em 2010, já tendo concluído 87 dissertações.

As linhas de pesquisa do Doutorado serão Estado: entre poder, tensões e autoritarismo; Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social; e Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade.

Perfil do egresso
O doutor em História formado na UFPel deverá apresentar o seguinte perfil no momento final de sua formação
- Capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural, em especial do país
- Compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social, política e cultural
- Afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem a transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade
- Consciência e compromisso em relação às boas práticas científicas
- Domínio de procedimentos modernos de produção de um texto científico na área de humanidades, de modo a se habilitar para submeter artigos em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais
- Aptidão para se atualizar na literatura historiográfica estrangeira, em no mínimo um idioma não ibérico
- Conforme o projeto do curso, será desejável ainda que o aluno desenvolva dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe, habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação
Mais informações em https://wp.ufpel.edu.br/ppgh/.

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